sábado, 16 de abril de 2011

Grupo de Trabalho em Humanização por Ricardo Cabral Gonçalves *

Não é de hoje, que existe a tentativa de criar, organizar e manter o Grupo de Trabalho de Humanização do SUS, na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí (RS). Baseado na Política Nacional de Humanização do SUS, articula-se o GTH – Grupo de Trabalho de Humanização - cujo objetivo é dar ênfase a política de humanizar os serviços oferecidos pelos SUS, visando sempre o bem estar do usuário com um atendimento universalizado de acesso, a integralidade da rede de cuidado e a equidade das ofertas em saúde.
A dificuldade que encontramos no pensar do trabalhador em saúde é que a instituição SUS tem, antes do compromisso com o usuário, o compromisso com o trabalhador e sua organização hierárquica como Instituição.
Ora todos nós somos usuários, e para prestarmos um atendimento de qualidade, é preciso que esse trabalhador faça um exercício de reflexão e alteridade, sentindo a necessidade de humanizar esse atendimento, através da disponibilidade de diversas ferramentas tecnológicas que temos a disposição, inclusive a escuta e o acolhimento.
Trabalhar o conceito de equipe é um desafio para os profissionais, bem como a interdisciplinaridade na saúde. Sendo que se entende por equipe o conjunto de profissionais que se aplicam a desenvolver o trabalho em conjunto a partir da definição de objetivos.
O trabalho em equipe na saúde representa um processo de relações a serem pensadas pelos próprios trabalhadores e, possui múltiplas possibilidades e significados. É ainda necessário que o trabalho em equipe seja assimilado pelos trabalhadores em saúde, pois possibilita um importante recurso, na medida em que leva o rompimento da dinâmica dos serviços centrados na figura do médico, configurando-se a possibilidade de uma abordagem mais integral e resolutiva.
Outro desafio do GTH é a criação de um espaço de diálogo entre os profissionais, sem privilégio de nenhuma categoria, mas horizontalizar as relações sociais, diferente do posto no modelo assistencial de saúde tradicional hegemônico. Significa ouvir, pensar o que o outro diz trabalhar com o pensar do outro, introgetar novos, outros conhecimentos. Para a partir daí criar novas praticas, isto é, atuar de forma nova, criativa.
Por isso, indica uma atitude diferente, pois exige trabalhar com uma visão de mundo de totalidade. (Teixeira & Nunes, 2004, p.125).
O enfrentamento da complexidade dos problemas de saúde da população requer que as diversas categorias profissionais trabalhem em conjunto, a partir dos campos de conhecimento acumulados nas diversas profissões e, também do saber da comunidade, este reconhecido como importante fonte de conhecimento.
Bem, isto é apenas o inicio dos desafios que temos de enfrentar e vencer, para isso necessitamos do apoio e a compreensão de todos os trabalhadores da SMS – Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí (RS) - e principalmente do Gestor mesmo que tenhamos que mudar nosso pensamento e modo de agir. Citando o poeta Fernando Pessoa: “Faz por agir como os outros e pensar diferentemente deles”.

Por Ricardo Cabral Gonçalves *
ACS ESF
Filósofo, Teólogo
  Participante do grupo em Extensão em
Educação Permanente em Saúde
para Profissionais da Rede Básica em Saúde
Secretário do GTH

3 comentários:

  1. Olá amigos...
    É com imensa satisfação que inicio os comentarios sobre nosso trabalho. Somos todos colocados a discutir um processo de democratização das informações, aqui, de forma livre e solidaria, somos chamados a pensar sobre nossas configurações de trabalho, anseios e sonhos, somos alocados em um plano horizontal de diálogo.
    Que lindo saber que outros pensam muito parecido comigo e dessa forma nos fortificamos em nossa caminhada.
    Venham todos participar conosco deste momento! Venham todos trabalhar em prol da humanização!!!!!!!!!!
    Cristiane Barasuol

    ResponderExcluir
  2. Compartilho a satisfação de termos um espaço de trocas, de discussão e de protagonismo para os usuários, trabalhadores e gestores da saúde. A discussão a cerca da atenção e da gestão do SUS é uma prática muitas vezes ignorada por muitos de nós, mas que é fundamental para a qualificação do processo de trabalho, inclusive com sugestões em relação a mudanças no atual modo de agir em saúde instituído atualmente, buscando a valorização do trabalho e do trabalhador, as melhorias das condições de acesso através do acolhimento, entre outras ferramentas disponíveis para melhorar os serviços disponíveis, em busca da qualificação da vida.
    Pariticem você também!!! Todos em busca da humanização do SUS... Nosso protagonismo é fundamental para atingirmos as metas propostas.
    Eliana E. R. Gheno

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o trabalho de vocês e gostaria muito de me manter sempre informada das futuras reuniões .Sou Tecnica de Enfermagem e trabalho junto à Saúde da Família.Gostaria de manter sempre um contato.Meu email para contato é helenaaglio@hotmail.com. Parabéns a todos vocês e muito obrigado Maria Helena

    ResponderExcluir