segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais uma oportunidade do usuário se manifestar por Ricardo Cabral *

Acontecimentos importantes para o ser humano não podem mais passar despercebidos. As Conferências Municipais em Saúde são um acontecimento que devemos divulgar e convocar o usuário para mais um exercício de cidadania.
Iniciando mais um século, com um pensamento globalizado, pois no mundo instantâneo, não existe possibilidade de sermos tribais, mas alguns ainda examinam seus problemas de forma isolada, nos remetem a refletir a maiêutica socrática.
Irrompe no mundo uma nova mentalidade, sistema de poder, relações novas em todas as direções e em todas as áreas, domínio econômico, o controle da ciência e da tecnologia, começa ter um novo olhar das grandes massas acompanhadas de uma velocidade de informação, formação de opinião que reduzem as fronteiras a apenas demarcações territoriais, pois todos sabem tudo ao mesmo tempo.
Diria Sócrates, as dores de parto desse novo tempo já se fazem sentir.
As preparações das Conferências em Saúde, que acontecem em nosso município, asseguram ao usuário do SUS, e a sociedade, o direito de participação no processo conforme propõe a Lei 8142/90.
Novos ventos sopram no Brasil e em Ijuí (RS), e o cidadão tem a oportunidade de repensar e fortalecer o orçamento enquanto política pública, ajudando a criar na práxis, um espaço de encontro para discutir saúde, pois o SUS é um direito de todos.
É necessário que a sociedade, através do diálogo, conscientize-se que têm direitos e deveres, entre eles criar mecanismos para que a saúde possa ser mais bem cuidada, inclusive discutindo sobre aqueles que cuidam da comunidade e também merecem serem cuidados.
Assim, reiteramos a importância do Conselho Municipal de Saúde, que é um espaço de participação da sociedade, através de suas representações, entre outras atribuições discute ações e aplicação de recursos públicos em saúde.
As Conferências acontecem de 4 em 4 anos e, no terceiro ano da gestão municipal, convocada pelo Prefeito ou pelo próprio COMUS. Neste ano inicia-se com as pré-conferências a serem organizadas em todas as UBS do município de 03/05 a 16/06/2011, culminando com a Conferência maior de 29 a 30/06/2011, onde elencaremos as necessidades e prioridades do município para a etapa estadual de 16/07 a 31/10/2011 em Tramandaí.
O tema de permeará toda a discussão nas Conferência Municipal, Estadual e Nacional será: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política publica, patrimônio do povo brasileiro.
Estamos diante de um dos melhores sistemas de saúde do mundo, onde diversos líderes mundiais nos visitam para conhecer esse sistema, então porque não o valorizamos? Será porque não o conhecemos? Problemas de gestão são para discutirmos em sociedade, resolver esses problemas a curto prazo é utopia.
Não seria a hora de participarmos apontando nossos problemas locais? As conferências são para isso, organizadas pela sociedade, refletem a opinião da mesma, portanto, vamos às UBS de nossos bairros, conheçamos os serviços ofertados, vamos ajudar a gerir este sistema, dando a nossa contribuição e fazendo um exercício de cidadania e democracia.
Convoquemos a nossa comunidade e mãos a obra é hora de mudar. A medicina preventiva precisa ser implementada e valorizada, lançar um novo olhar para o usuário, vê-lo como ser humano.
Precisamos romper com o determinismo da natureza. Etimologicamente, “paciente” quer dizer “sofredor’. Mas nossos pacientes da assistência pública, em muitos lugares sofrem duplamente - sofrem pelo sofrimento em si e pela forma como são atendidos.
Por isso o GTH (Grupo de Trabalho de Humanização) apóia a implementação da diretriz e dispositivo do acolhimento nos serviços de saúde da SMS de Ijuí. A participação e a realização das pré-conferências e Conferência Municipal são considerados instrumentos para o protagonismo e inclusão de todos –usuários, trabalhadores e gestores do SUS.
Aproveitemos a chance ou vamos deixar o cavalo encilhado passar de novo?

Por Ricardo Cabral *
– Filósofo – Teólogo
– Extensão em Rede Básica de Saúde


Um comentário:

  1. Pois é Ricardo, felizmente a população está buscando a participação na construção da política pública de saúde. Ontem, dia 03 de maio, tivemos nossa primeira pré-conferência no bairro Luiz Fogliatto, onde gestores, integrantes do COMUS, integrantes da equipe da ESF 1 - Luiz Fogliatto e usuários dos bairros Luiz Fogliatto e Alvorada protagonizaram em busca da construção coletiva, da participação popular no processo de melhorias no SUS.
    No geral, o SUS como um todo foi apontado como um sistema muito importante e bom para a população, mas que está em construção. Neste sentido, usuários enfatizaram a importância da participação dos cidadãos nesta construção.
    Entre as deliberações da pré-conferência, foi formado o Conselho Local de Saúde, que será integrado por profissionais da ESF 1 - Luiz Fogliatto, por usuários dos bairros Luiz Fogliatto e Alvorada e por representante da UNIJUI.
    Com certeza, todos estamos engajados na possibilidade de construir juntos novas alternativas de superar os desafios ainda persistentes no SUS.

    ResponderExcluir